10 Alimentos saudáveis e baixos em calorias

Numa ida ao supermercado somos “inundados” com produtos que indicam ser baixos em calorias ou então sem açúcar, baixo em gordura, menos calorias, entre outros. Mas será que isso significa que são saudáveis?

A respostá é NÃO! Só porque têm baixo teor calórico não significa que tenham qualidade nutricional que se traduza em algo de bom para o teu corpo. Na verdade, muitos deles são altamente processados.

Neste artigo vamos mostrar-te alimentos efetivamente saudáveis e baixos em calorias. É importante que te lembres que, como em tudo o que comes, é a dose que faz o veneno.

1 – Couve Kale

Couve Kale

Devido a sua incrível qualidade nutricional, a couve Kale é considerada um super alimento. É extremamente rico em vitaminas e minerais mas também uma excelente fonte de fibra e de antioxidantes.

Relativamente a calorias, não há duvidas! Uma chávena de Kale cria tem apenas 7.8 calorias. Podes utilizar numa salada, ou então colocar no forno e fazer umas maravilhosas chips de Kale.

 

2 – Cenouras

Cenouras

Quem nunca ouviu os avós dizerem – “Come cenouras para ficares com os olhos bonitos”? A sabedoria popular tem todo o sentido uma vez que a cenoura é altamente rica em vitamina A. Na sua composição consta também outra vitaminas como a C, E e K , minerais tais como potássio, cálcio e magnésio. São, também, ricas em folato.

Além disso é um alimento extremamente versátil sendo possível comer crua à dentada, ralar numa salada, ao lanche, ao almoço, como entrada, etc! Isto tudo com apenas 50 calorias por chávena de cenouras cortadas.

 

3 – Cogumelos

Cogumelos

Há inúmeras variedades de cogumelos e isto faz com que a sua composição varie um pouco. Mas, de forma geral, os cogumelos são ricos em vitamina B, minerais e fibra. E são mesmo baixos em calorias! Uma chávena de cogumelos brancos crús tem apenas 15 calorias. Existem 1001 receitas com cogumelos, é escolheres e apreciares.

 

4 – Camarão

Camarão

Sim, leste bem, camarão! Altamente rico em selénio, niacina, vitamina B6 e B12, proteínas, cobre e zinco....é podíamos continuar a lista! E tudo isto com um teor calórico baixo. Quatro camarões grandes (cozidos em água ou a vapor) têm apenas 26 calorias. Podes comer em saladas frias, massas, como aperitivo, tu escolhes.

 

5 – Mirtilos

Mirtilos

Como um bom fruto vermelho que se preze, é altamente rico em antioxidantes. Além disso tem na sua composição um teor interessante de fibras e vitaminas sendo baixo em calorias – 1 chávena de mirtilos tem, em média, 84 calorias. Aproveita e come à sobremesa, faz um batido ou adiciona aos teus cereais, iogurtes, papas, entre outros.

 

6 – Melancia

Melancia

Estamos no Verão e uma melancia fresquinha é aquela sobremesa ou snack que tanto apetece... doce, refrescante e baixa em calorias – uma chávena com cubos de melancia tem apenas 46calorias. Além disso podes contar com vitaminas A e C e também potássio.

 

7- Tomate

Tomate

Tomate numa salada, numa sandwich ou então pegar em tomates cherry e comer à dentada, quem adora? É ótimo e vem com bónus de vitaminas A, C e B, alguns minerais e fibra.

Um tomate tem em média 35 calorias enquanto 5 tomates cherry têm 20 calorias. Usa e abusa!

 

8 – Espinafres

Espinafres

Numa salada, salteados, em esparregado, os espinafres são o acompanhamento ideal para a tua refeição. É rico em ferro e vitaminas.

Relativamente a calorias, uma chavéna de espinafres crús tem cerca de 7 calorias enquanto cozinhada tem 65 calorias.

Lembra-te, se utilizares azeite ou qualquer gordura na sua confeção, o teor calórico irá crescer brutalmente, dependendo da quantidade que adicionas.

 

9 – Clementinas

Clementinas

Ótimas e saudáveis! São ricas em vitamina C, potássio e fibra e são mesmo muito pouco calóricas – cada clementina tem, em média, 35 calorias. Podes comer como snack a meio da manhã ou da tarde, como sobremesa ou até como complemento do teu pequeno-almoço.

 

10 – Couve-Flor

Couve Flor

Apesar de branca, a couve-flor é “parente” da couve Kale, por exemplo. É rica em minerais, vitaminas e antioxidantes e, como não podia deixar de ser, baixa em calorias. Uma chávena de couve-flor triturada tem, em média, 25kcal. Uma sugestão e fazeres arroz falso de couve flor.

A escolha dos alimentos é muito importante num estilo de vida saudável. Nem tudo o que parece é, e é importante que tenhas isto em mente quando és bombardeada com opções supostamente saudáveis.

Se precisares de ajuda neste caminho, temos diversos planos nutricionais para te ajudar. 

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.