4 Coisas que deves deixar de fazer se queres começar a treinar

Todos nós temos obstáculos quando chega a hora de treinar. Seja a falta de motivação, horários sobrecarregados, ou uma mentalidade de “tudo ou nada”. A verdade é que o exercício é visto de forma diferente por cada um de nós, e todos temos formas diferentes de encarar o nosso compromisso com o treino.

1 - Não esperes até te sentires motivado

Qualquer pessoa que treina com regularidade e que gosta de fazer exercício, tem dias em que custa levantar da cama para treinar. Há fases em que a motivação está altíssima, e outras em que, simplesmente, não apetece! Mas é a combinação do hábito, disciplina e persistência que faz com que o treino aconteça na mesma nesses dias. Esta rotina ajuda-nos a ganhar coragem nos dias em que falta vontade.

Muitas vezes, as pessoas que vão iniciar os treinos estão à espera que a motivação surja. Mas é mais fácil e mais comum que se inicie esta jornada com o treino do que com a motivação. O compromisso com algo pode surgir antes da motivação de o fazer, e está ok. O importante é começar.

2 - Querer fazer tudo ao mesmo tempo, e depressa

Quando estamos há algum tempo sem treinar, podemos cair no erro de querer “recuperar o tempo perdido”. E como é que o fazemos? Muitos treinos semanais, treinos mais puxados, mais cargas, menos descanso e menos comida, para ver resultados. Ou seja, uma verdadeira tortura para o nosso corpo.

Quando isto acontece estamos, na verdade, a preparar as condições ideais para falhar. Como o nível de exigência está muito acima das nossas capacidades no momento, o corpo estará mais susceptível a lesões e ao burnout, e a nossa mente vai utilizar qualquer desculpa para “desmotivar”.

A melhor forma de voltar aos treinos de forma correta e gradual é através de acompanhamento específico. Assim, prevines lesões, e sabes que vais estar a percorrer o caminho correto - em quantidade e qualidade - para atingires os teus objetivos.

3 - Não acredites em resultados rápidos e sem esforço

Vês nas redes sociais que algumas pessoas têm resultados fantásticos em apenas 15 dias, repetes a sua “fórmula de sucesso" e nada acontece! Não penses que é do teu metabolismo ou da tua genética. Pensa antes que talvez nem tudo seja exatamente como vês no facebook ou no instagram.

Dica:
- estabelece objetivos realistas para ti. Para começar, tenta não pensar em quantos kgs queres perder. Pensa antes em quantos treinos queres fazer por semana.

Facto:
- não existem atalhos para obter resultados. Vai ser necessário mais treino do que pensas, e vai demorar mais tempo do que pensas. Mas é o compromisso e a persistência que te levarão a atingir os resultados.

4 - Não te enganes a ti mesmo

Se és daqueles que pensa que vai treinar “quando tiver um buraco” no horário, ou “quando tiver tempo extra”, então estás a enganar-te a ti próprio. Porque existe sempre algo de maior ou menor importância que vai ocupar esse espaço de tempo-livre. Ou então, esse tempo-livre nunca acontece. Se queres mesmo começar a treinar, tens que fazer com que esse tempo livre aconteça, e tens que o ocupar com o treino.

Queres ajuda a fazê-lo?
- planeia com antecedência o teu horário de treino, e o tipo de treino que vais fazer
- deixa o material de treino preparado no dia anterior - sapatos, roupa, snacks pré ou pós treino, garrafa de água, etc.
- evita ler emails ou mensagens imediatamente antes e durante o treino

Dica GetFit

Se o teu objetivo é retomar os treinos ou se queres, finalmente, começar a ter uma vida mais ativa, e não consegues motivar-te mesmo depois de aplicares estes princípios, fala connosco. Podemos ajudar-te a esclarecer dúvidas que tenhas, planear o melhor programa de treinos para ti, e podemos motivar-te através do compromisso das sessões personalizadas de um-para-um.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.