4 dicas para melhorares a tua alimentação

Todos sabemos que mudar hábitos alimentares é difícil e que poderá levar muito tempo até que os novos hábitos se tornem permanentes. Mas vamos tentar descomplicar!
As dicas que damos hoje servem para todos. Tanto para os que sabem que precisam de melhorar a sua dieta, como para quem considera que já tem uma dieta alimentar adequada.
Aqui estão cinco mudanças fáceis que podes fazer agora para melhorar sua alimentação.

1 - adiciona uma dose-extra de vegetais na tua próxima refeição

Não me interessa se a tua próxima refeição é o pequeno almoço, o almoço ou o jantar! Qualquer refeição fica mais rica se comeres mais vegetais.
Escolhe um que seja verde ou de cor viva para ter o máximo benefício nutricional. Cozinha brócolos em vapor para acompanhar a sandes de almoço ou faz dois acompanhamentos de vegetais para o jantar, em vez de um. Ou come uma salada maior. E se a tua próxima refeição for o pequeno almoço, então adiciona espinafres e faz uns ovos mexidos (com pouco azeite) ou faz um smoothie verde.

2 - privilegia fruta fresca

A ideia aqui é privilegiares a fruta fresca em vez de outras sobremesas, após cada refeição. E esta dica vem na melhor altura do ano porque agora temos frutas de época que são deliciosas, frescas, e ricas em nutrientes.

Por outro lado, as férias também são época festiva permanente: gostamos de ter um docinho para sobremesa, ou um gelado… Ok, não vamos cortar esse miminho a 100%, mas vamos tentar reduzir a quantidade do doce ou do gelado, e vamos incluir fruta fresca.

Nesta altura do ano temos muita variedade: melão, meloa, melancia, morangos, uvas, maçãs, pêras, pêssegos, ameixas, figos… para falar apenas de algumas das que fazem parte da nossa horta tradicional e local.

Se juntares fruta à tua sobremesa, conseguirás reduzir as calorias consumidas e vais obter um valor nutricional muito superior.

3 - bebe mais água

A maioria das bebidas que consumimos tem excesso de calorias e de açúcares. Mesmo que essa realidade venha escondida como falámos no artigo “Serão estes alimentos mesmo saudáveis?”.

Bebe mais água! Pode ajudar-te a perder peso, principalmente se o consumo de água for um substituto de outras bebidas. E se gostas de beber vinho à refeição, enche também um copo de água e vai alternando a bebida durante a refeição.
Se te custa beber água, podes adicionar uma rodela de limão, lima, pepino, ou abacaxi para dar mais sabor. Experimenta, poderás surpreender-te!

4 - presta atenção à quantidade ingerida

Há um velho ditado que nos alerta para o facto de termos “mais olhos que barriga”. E por norma, na sociedade ocidental, tendemos a colocar mais comida no prato do que aquela que necessitamos efetivamente. Principalmente quando estamos com fome.

Existem vários “truques” para conseguirmos reduzir a quantidade de comida que ingerimos durante a refeição:

  • comer em pratos mais pequenos
  • servir apenas uma vez com moderação e nunca repetir, mesmo que a comida esteja ótima
  • comer lentamente
  • ingerir primeiro a fruta
  • comer um prato de sopa antes do segundo prato
  • fazer refeições intermédias - ou seja, entre as refeições principais - para não nos sentarmos à mesa famintos

Pega nestas dicas, ou em algumas delas, e coloca-as em prática!

Notas GetFit

Tal como dissemos no início deste texto, todos nós somos resistentes à mudança alimentar. Mas se fores introduzindo estas mudanças que são simples, vais começar a alimentar-te melhor, e vais notar a diferença ao longo do tempo.

Se tens dúvidas sobre a tua capacidade de fazer a mudança sozinha, nós podemos ajudar-te através do acompanhamento personalizado da nossa equipa de Nutrição. Definimos os teus objetivos, selecionamos a tua ementa diária, tratamos do menu para cada refeição do dia, e temos uma conversa semanal para ajustarmos o plano, falares das tuas dificuldades e do que já alcançaste.

Se já tentaste sozinha e não resultou, pede ajuda! Não adies mais porque é a tua saúde que está ser prejudicada.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.