5 Benefícios do <em>Rest-Day</em>

O Rest Day – ou dia de descanso – é um excelente aliado para veres os resultados que pretendes. Tanto os dias de descanso, como uma boa noite de sono e uma alimentação correta são extremamente importantes para que o resultado dos treinos seja mais efetivo no nosso corpo. E são tão importantes como o exercício. Aliás, um plano de treino não estará completo se não incorporar dias de descanso.

O corpo necessita de pausas regulares para recuperar e para otimizar o esforço feito nos dias de treino. É, portanto, uma componente crítica do processo de treino, independentemente do nível de treino ou do desporto que se pratica. Caso contrário, se não houver o descanso necessário, o corpo pode entrar em burnout ou overtraining.

Quais os Benefícios do rest-day?

Vamos resumir as vantagens do descanso regular enquanto parte do sucesso do treino.

  1. Dá tempo ao corpo para recuperar

É durante este tempo que os benefícios do treino surgem. Especialmente se o objetivo é o aumento muscular.
O exercício destrói tecido muscular que é reparado durante o descanso, tornando o músculo maior e mais forte. Para além disso, é também durante o exercício que o corpo consome o glicogénio armazenado nos músculos para produzir energia. E é durante o tempo de descanso que o corpo volta a reabastecer os músculos com glicogénio preparando-os para o próximo treino.

  1. Previne a fadiga muscular

O descanso é necessário para evitar o cansaço (wow... quem diria!!). Explicamos melhor: se, tal como falado no ponto anterior, o exercício diminui os níveis de glicogénio nos músculos e este não for restabelecido, vai haver fadiga e dor muscular.

  1. Reduz o risco de lesões

O excesso de treino também causa stress e tensão constantes nos músculos, aumentando o risco de lesões por uso excessivo. O corpo, ao contrário do que se possa pensar, ficará, a certa altura, mais frágil do que forte, se não houver descanso regular para ele se recuperar. E depois, com lesão, a paragem será forçada e mais demorada!

  1. Melhora a performance

Quando o corpo está equilibrado – bons treinos, boa alimentação, bom descanso – os níveis de energia estão mais elevados, e o corpo está preparado para efetuar treinos mais intensos e mais produtivos, constantemente. Se houver excesso de treino, a resistência vai diminuindo, os tempos de reação serão mais lentos e a performance geral de cada treino será inferior.

  1. Ajuda a dormir melhor

Se é verdade que o exercício regular melhora a qualidade de sono, também é verdade que descansar pode ajudar a dormir ainda melhor.

Porquê? Simples. Se a atividade física aumenta a quantidade de hormonas como o cortisol e a adrenalina que aumentam a nossa energia, o exercício constante faz com que exista uma sobreprodução destas mesmas hormonas. E esse excesso de energia pode causar dificuldades em dormir tranquilamente. Quando fazemos um dia de descanso, permitimos que o nosso corpo volte ao estado de equilíbrio normal, nivelando a nossa energia, e permitindo que se durma melhor.

Como saber quando descansar?

A necessidade de descanso varia de acordo com inúmeras variáveis. O ideal é ter a ajuda de um profissional para determinar qual a relação ideal entre treino e descanso de acordo com o teu nível de condição física, com os teus objetivos e com as tuas preferências. Ele vai planear tudo desde a intensidade do treino, duração e descansos, para que consigas obter os resultados dentro do timing proposto.

Nota final

Independentemente do teu nível de treino, o descanso regular deve sempre fazer parte da tua rotina. É importante para reparar os músculos, prevenir o cansaço, e melhorar o desempenho global.

Para aproveitar ao máximo os dias de descanso, podes fazer exercício de baixo impacto, como o yoga ou uma caminhada. Continuas ativo, mas em recuperação.

Lembra-te que, sem o descanso adequado, é menos provável que atinjas as tuas metas.

 

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.