6 Motivos para considerar treinar com um Personal Trainer (PT)

Quando começas um novo plano de treinos ou quando não estás a ver resultados com os teus treinos atuais, um profissional do exercício pode ser a ajuda que precisas. Saberes quais os benefícios expectáveis com a contratação deste serviço poderá ajudar-te a decidir se esta é a melhor solução para ti.

Existem inúmeros motivos pelos quais as pessoas optam por treinar com PT. Algumas querem treinos específicos enquanto outras apenas pretendem que alguém pense no treino por elas e as ajude a executar corretamente todo o plano.

Conhece os motivos mais comuns (sem qualquer ordem particular) para se treinar com um PT.

1 – não estás a ver resultados

Se tens treinado regularmente durante semanas ou meses e não estás a ver os resultados que queres, contratar um PT pode ser uma boa opção.

O Personal Trainer pode:

- ver o teu plano de treino atual e torna-lo mais eficiente e efetivo.

- desafiar-te um pouco mais e puxar-te para fora da tua zona de conforto.

- avaliar os teus objetivos e determinar se são realistas.

- garantir que cumpres o plano e definir objetivos intermédios para te motivar.

- ajudar-te a executar corretamente os exercícios e apresentar-te alternativas que resultem melhor para ti.

Às vezes bastam algumas semanas de acompanhamento profissional para perceberes as mudanças que tens de fazer. 

2 – não sabes por onde começar

Acontece muitas vezes! Uma pessoa decide que quer mudar o seu estilo de vida, decide que quer começar a treinar, e até se inscreve no ginásio. Mas depois não sabe como deve treinar, não sabe quantas vezes por semana nem quais os exercícios mais indicados.

Um profissional vai ajudar-te a:

- determinar os melhores exercícios para ti.

- montar um plano de treino coerente e detalhado.

- definir e aprender com o básico (frequência, intensidade, duração e tipo de exercícios).

- optimizar o tempo de treino, garantindo que treinas na quantidade certa para os teus objetivos.

3 – queres aprender a treinar sozinho(a)

Mesmo que o teu objetivo seja treinar sozinho(a), pode ser importante e vantajoso contratar um Personal Trainer durante algumas semanas para aprenderes a fazê-lo corretamente.

Nestes caso, o PT pode:

- ensinar-te mais sobre os músculos e como treinar cada um deles. Será especialmente útil se vais treinar sozinho(a) em casa e com pouco material.

- mostrar-te como executar corretamente exercícios básicos e complexos. Este conhecimento é muito valioso porque é o que te vai ajudar a evitar lesões e a otimizar o teu treino.

- estar disponível mesmo quando já não treinas com ele. Na maioria dos casos os PTs são profissionais acessíveis e disponíveis para dar dicas.

4 – estás cansado(a) dos mesmos exercícios

Se já treinas há algum tempo talvez nunca tenhas considerado treinar com um PT. Mas já te perguntaste porque é que alguns PT’s treinam com outros Personal Trainers? Porque (quase) todos nós precisamos de ideias novas, motivação extra/externa e desafios que nos obriguem a sair da zona de conforto.

5 – tens alguma lesão, condicionamento ou doença

Se tens alguma lesão, desconforto ou dor que condicione a tua capacidade de treinar, então o ideal é treinares acompanhado. Deves procurar um Personal Trainer com formação e experiência necessárias para te ajudar, e, muito provavelmente, irás encontrar um PT que já ajudou pessoas com as mesmas limitações que tu tens.
Um PT poderá ajudar-te, por exemplo, se:

- sofres de artrite, diabetes ou de alguma doença cardíaca.

- tens uma lesão antiga ou crónica.

- tens dores de costas ou pescoço.

- sentes dificuldades de equilíbrio ou estabilidade.

- estás grávida ou foste mãe recentemente.

6 –procuras melhorar a tua performance num determinado desporto ou atividade

Um profissional experiente pode ser uma ajuda enorme quando queres preparar-te para um desporto específico ou para um evento. Quer seja golf, corrida, ciclismo, surf ou natação, vais encontrar especialistas que poderão ajudar-te com um planeamento rigoroso que te permitirá melhorar a tua performance.

A equipa GetFit especializou-se no Treino Personalizado Online, com elevado acompanhamento, personalização e recurso às tecnologias mais recentes para facilitar o teu acesso aos treinos e ao registo da tua evolução.

E, dentro do treino personalizado, existem soluções com acompanhamento em tempo real – live sessions que podem ser através do computador/telemóvel ou presenciais (apenas na zona de Lisboa) – e soluções em que todo o plano é personalizado mas não englobam a componente de acompanhamento em tempo real.

Tens dúvidas sobre qual será o melhor plano para ti? Faz uma avaliação gratuita para teres o nosso aconselhamento e saberes por onde começar. 

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.