7 razões para fazer Alongamentos e Mobilidade

Alongar – ou Stretching – é uma componente essencial do treino, existindo já diversos estudos que comprovam os seus benefícios a curto e longo prazo. E, cada vez mais, é um conceito que se junta a outro – Mobilidade – para completar um objetivo mais amplo de otimizar as funções básicas e inatas do nosso corpo.

Aqui estão as 7 razões pelas quais deves incluir o Stretching & Mobility na tua rotina de treino.

  • Melhora a performance

Quando se incluem a Mobilidade e os Alongamentos num plano de treino – treino regular de flexibilidade, alongamento dinâmico, mobilidade articular específica, preparação neuromuscular, etc – irão observar-se resultados no aumento da agilidade, da potência, da força e da velocidade, traduzindo-se numa melhoria notória da performance.

  • Diminui o Stress

O stress pode conduzir ao aumento de ansiedade, fadiga e tensão. Demonstrou-se que o alongamento regular reduz o stress mental e, quando combinado com técnicas de respiração, também pode ajudar a diminuir a ansiedade e a depressão.

  • Reduz a dor e a rigidez muscular (tensão muscular)

Realizar alongamentos e exercícios de mobilidade regularmente pode ajudar a diminuir a tensão muscular e os níveis de dor, particularmente em pessoas que sofrem de dores crónicas no pescoço ou na zona lombar.

  • Aumenta a amplitude dos movimentos

A prática regular destes exercícios leva à melhoria da flexibilidade e ao aumento da mobilidade de algumas zonas do corpo que, apesar de existirem para serem móveis, são cada vez mais rígidas devido às posições estáticas que assumimos diariamente - nomeadamente a posição de sentado. Os alongamentos, e outras técnicas como a libertação miofascial, podem ajudar a melhorar o movimento destas áreas como os quadris ou os ombros.

  • Melhora a capacidade de resposta dos músculos

Também na sequência das posturas menos corretas que assumimos no nosso dia-a-dia, dos movimentos repetitivos que fazemos diariamente, e do tempo em excesso que passamos sentados, alguns dos nossos músculos passam muito tempo em tensão, fazendo com que fiquem mais curtos e menos fortes. Recorrer a várias técnicas de alongamentos ajuda a melhorar o comportamento geral dos músculos, garantido que o corpo reagirá melhor quando se deparar com atividades ou movimentos geradores de tensão.

  • Pode reduzir o risco de lesões

Apesar de ainda não haver evidência científica que comprove esta vantagem associada, é lógico e natural que um corpo mais bem preparado tenha menos probabilidade de contrair lesões. Exemplo disso é o facto de se recorrer a alongamentos dinâmicos como componente de um aquecimento para aumentar a temperatura do corpo e para o preparar para os movimentos que irá desempenhar de seguida.

  • Regula e melhora a circulação sanguínea

O treino regular da mobilidade ajuda a regular a circulação sanguínea, melhorando o transporte de oxigénio e de nutrientes por todo o corpo.

A Mobilidade e os Alongamentos são uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade de vida e para que esta se mantenha à medida que vamos envelhecendo. É recomendado em qualquer idade e, quando feito corretamente, os benefícios são notórios.

Para terminar devemos reforçar que, tal como quando fazes outros exercícios, é importante garantir que estás a fazer algo que é indicado para ti, e que o estás a fazer corretamente.
A equipa GetFit pode ajudar-te a melhorar. Vê aqui os nossos planos de treino acompanhado.

 

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.