Caminhar. O início de uma jornada.

Caminhar é mais do que uma forma de nos deslocarmos de um ponto A a um ponto B. Andar - a qualquer velocidade - é uma forma de melhorar a condição física, queimar calorias e reduzir os riscos para a saúde associados è inatividade. Passear o cão, andar pelo parque, ou dar um simples passeio pela nossa rua ajudam-nos a mantermo-nos ativos e a readquirir hábitos de movimento, ritmo e energia.

Algumas curiosidades sobre Caminhar

  1. Pode ajudar-te a queimar calorias e perder peso. Quando caminhas por durante mais de 45 min a um bom ritmo, o teu corpo começa a queimar gordura que tem guardada.
  2. Existe uma postura correta para caminhar. Deves andar na posição correta, com a coluna direita, ombros alinhados, e os braços devem manter-se coordenados com as pernas. Quando caminhas durante algum tempo, evita pesos-extra unilaterais como a garrafa de água. Deves fazer a caminhada como se se tratasse .
  3. Anda como se estivesses a correr.Quando vais fazer uma caminhada, equipa-te e prepara-te como se foresees correr: calça uns ténis, leva água e uns headphones se gostares de ouvir música enquanto caminhas. E evita levar a garrafa de água na mão. Já existem mochilas próprias para isso que vão poupar (muito) a tua coluna.
  4. Contar os passos ajuda-te na motivação e na superação. Não interessa como contas os passos - seja com uma fitband, smartwatch, ou à antiga (1, 2, 3, 4…). Mas desta forma irás conseguir caminhar mais. Começa por 10.000 passos. Vais ver que chegas lá bem depressa.
  5. A maioria das corridas que se fazem atualmente podem ser feitas a andar. As corridas não são só para corredores. A maioria dos eventos inclui participantes que querem apenas caminhar, e podem fazê-lo por 5km ou 10km. Em alguns casos até podes fazer a meia maratona ou mesmo a maratona a andar.
  6. Faz bem à saúde. Recomenda-se que uma pessoa com artrite ou diabetes caminhe durante 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. E claro, qualquer pessoa deve fazer passeios regulares para melhorar a sua saúde e prevenir doenças.
  7. Andar melhora o humor. Fazer uma passeio ou uma caminhada ajuda a aliviar o stress, a pensar de forma mais clara, e dá-nos tempo connosco mesmos - algo cada vez mais raro. E se for numa área verde ou à beira mar, o nosso bem-estar será ainda maior.

Como a caminhada regular pode enriquecer a tua vida

Caminhar tens outras vantagens, para além daquelas mais óbvias. À medida que vais caminhando mais e melhorando a tua qualidade física e atlética, vais também sentir-te melhor com tudo o que te rodeia.

  • Explora a tua cidade, vila, ou aldeia a pé e irás reparar em pormenores que nunca tinhas valorizado. E se pensas que caminhar pelas mesmas ruas diariamente se torna aborrecido, acredita que se fores atenta, todos os passeios serão diferentes.
  • Conecta-te com o Mundo, com a Natureza, e com a Sociedade. Procura zonas que sejam agradáveis para passeares.
  • Influencia amigos ou família e faz com que este momento seja divertido e de união. Neste momento que vivemos não convém convidar muita gente, mas se se cumprirem as regras de distanciamento e segurança, será divertido juntar mais pessoas.
  • Utiliza os pés em vez do carro. De certeza que existem pequenas viagens em que te sentas no carro para conduzir 2 minutos. Essa viagem pode ser feita a pé! Ir às compras de última hora, ir ao café, ao parque, ao ginásio… será melhor para ti, para a tua saúde, para o nosso planeta, para a carteira, e até para o carro (que prefere viagens mais longas).

Nota Final

Caminhar é mesmo um excelente exercício. Super simples, mas completo e natural, que traz muitos benefícios para a saúde, e que deve acompanhar-nos ao longo de toda a vida.
Desenha o teu esquema ideal para começares a caminhar com regularidade. Começa com 15 minutos, a um ritmo normal, e vai aumentando à medida que te sentes mais forte. Lembra-te que, independentemente da velocidade a que o fizeres, serás sempre mais rápida do que aquelas pessoas que ficaram sentadas.

Se já caminhas há algum tempo e queres dar o próximo passo, fala com a equipa GetFit para saberes qual a melhor solução para ti.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.