Começar a treinar

É consensual que o exercício físico e a alimentação saudável são indispensáveis para a nossa saúde, bem-estar e prevenção das mais variadas doenças.

Todos sabemos isso, e todos, em algum momento, já pensámos “Agora é que vai ser!” ou “Preciso mesmo de mudar!”. Mas depois surgem os “mas...” ou existem outras prioridades que vamos colocando à frente da mudança que precisamos e que devemos fazer.

É normal, já todos passámos por isso. Até nós, que adoramos treinar e gostamos de nos alimentar corretamente, temos dias ou fases em que, simplesmente, não nos apetece!

Mas se achas que é hoje que vais mesmo mudar algo na tua vida vê as nossas dicas!

Passo 0 – Este não conta, mas vai ajudar no resto

Pega numa caneta e num papel. Pode ser um guardanapo ou a folha do restaurante. E a caneta, pede emprestada se for necessário.

Agora, em cima, escreve o teu nome e a data de hoje.

Passo 1 – Define 1 objetivo!

Eu sei que por vezes vemos muitas coisas que gostavamos de melhorar. Mas vamos focar apenas 1 objetivo. Se for algo concreto, melhor.

Por exemplo: “perder 10kg em 3 meses” ou “voltar a usar o vestido azul que comprei há 2 anos”, são objetivos mais motivadores do que “perder peso” porque este é muito vago.

Agora, pega na caneta e em 30seg escreve 2 objetivos que te vierem à cabeça. Se vierem mais, escreve, sem medo.

Porque o próximo passo é olhar para esses objetivos, escolher o mais relevante, e riscar os outros.

Passo 2- Organiza-te!

Se o objetivo é começar a treinar tens de arranjar tempo para isso. Vamos por etapas, não vamos já treinar 5 dias por semana. Começamos por tentar treinar 2 vezes.

Escreve no teu papel apenas “Sim” ou “Não”:

- durante a semana consegues arranjar 30 min para treinar?

- e durante o fim de semana achas que consegues?

Boa! À frente das respostas “Sim”, escreve o horário que te permite essa disponibilidade.

Passo 3 – Faz algo que achas mesmo que vais gostar!

Atualmente existem muitas formas de estar ativo. Podem ser aulas de grupo, treino outdoor, treino em ginásio ou até em casa. Pode ser Crossfit, musculação, corrida, yoga, ou mesmo com personal trainer.

Destas que mencionámos, escreve aquelas com que te identificas.

Se tens amigos a praticar uma dessas, coloca um A à frente.

Se podes fazê-la perto de casa ou do trabalho, coloca um P.

Passo 4 – Arranja motivação extra!

90% das pessoas que desistem fazem-no porque não conseguiram manter a motivação. Seja porque não conseguem ver resultados, ou se sentem perdidas sem saber como treinar, ou simplesmente não estão felizes treinar.

E tudo isto é normal. Tão normal, que acontece a 90% das pessoas. É exatamente a quebra na motivação que tens de combater e este é o principal motivo das pessoas procurarem algum tipo de acompanhamento.

Mais uma vez, pega na tua caneta e escreve só “HELP” se achas que podes fazer parte destes 90%. Se achas que não vais precisar de motivação extra faz um traço na folha.

Passo 5 – Começa já, não deixes fugir a iniciativa!

Se não começas já, vais perder mais esta oportunidade. Tudo o que implica mudanças na nossa vida nos custa, mas esta pode muito bem ser a mudança mais importante da tua vida, e mesmo que não seja, vai fazer-te sentir muito bem.

Pega na tua folha e escreve a penúltima frase:

“treino 1: hoje antes de me deitar – 5 flexões + 5 agachamentos. Repetir até não conseguir mais flexões”

no fim deste mini treino escreves a última frase com a resposta à pergunta “Quantas flexões fizeste?”

E está feito. Tira fotografia à folha para não esqueceres o dia 0 da tua vida nova.

Dica 1 – Partilha, e agora o compromisso é real!

Partilha este marco. Partilha a foto do teu papelinho. Pode ser no instagram ou apenas com amigos no whatsapp, mas essa partilha vai fazer com que as pessoas te ajudem a não esquecer o teu objetivo e vão puxar por ti.

Se quiseres uma ajuda mais séria, partilha connosco. Coloca #getfitptonline e nós garantimos que vamos motivar-te e lembrar-te dos teus objetivos. Ou então envia por email para info@getfitptonline.com se quiseres fazer isto de forma mais discreta.

Dica 2 –Tem paciência! O sucesso leva o seu tempo.

Os resultados não acontecem de um dia para o outro. Concentra-te nas pequenas conquistas, avalia sempre o antes e depois, e vai traçando micro objetivos.

Insiste, persiste e não desistas. Procura novos objetivos, motiva-te, experimenta coisas novas.

Se tiveres dificuldade neste processo, a GetFit é uma equipa com experiência que te vai ajudar a atingir os resultados, mantendo-te motivado(a). Vê os nossos planos de treino e de nutrição.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.