Como é que o teu corpo te pede descanso?

O descanso faz parte dos três pilares básicos de um estilo de vida saudável, correndo de mãos dadas com a alimentação e o exercício físico. É, portanto, uma componente crítica do processo de treino, independentemente da condição física ou do desporto que se pratica.

O corpo necessita de pausas regulares para recuperar e para otimizar o esforço feito nos dias de treino, caso contrário o corpo pode entrar em burnout ou overtraining. E é nestes momentos que devemos saber escutá-lo.

Vamos, então, conhecer melhor o nosso corpo e saber como descansar de acordo com o tipo de treino.

Como é que o corpo pede para descansar?

Se sentes algum dos sintomas abaixo, talvez esteja na altura de parares um pouco:

  • Músculos doridos. É normal que depois do exercício (1/2 dias) sintas o resultado do treino. Mas se essa dor se mantiver e for persistente, é um alerta. Significa que os músculos não recuperaram bem.
  • Cansaço. Mantém-te atento à exaustão. Se te sentires desgastado, dá descanso ao corpo.
  • Dor nas articulações ou músculos. Se essas dores se mantiverem pode significar uma lesão por esforço excessivo. Descansa 1 ou 2 dias antes que se agrave.
  • Alterações Emocionais. Quando o nosso corpo está esgotado ou em burnout, existe descompensação a nível hormonal que pode causar maior irritabilidade ou alteração de humor.
  • Dificuldades em adormecer. Se estás com dificuldades em dormir pode ser devido aos elevados níveis de adrenalina resultantes do excesso de treino
  • Pior performance.Se não estás a ver progressos ou se a tua rotina de treino está a ficar mais difícil de cumprir, descansa.

Descansar corretamente de acordo com o tipo de treino

O dia de descanso ideal varia de pessoa para pessoa. Depende da intensidade e frequência da rotina de treino, e também do estilo de vida diário para além do exercício. Mas existem algumas guidelines gerais de acordo com o tipo de treino. Vamos dar alguns dos exemplos mais comuns.

  • Treino para Perda de Peso

Ao contrário do que se possa pensar, a perda de peso também é um treino com necessidade de descanso. E não são dias perdidos! Tal como explicado antes, o descanso ajuda os músculos a recuperar e a crescer. E quando existe mais músculo, queimam-se mais calorias. Sim, porque o músculo queima mais energia do que a gordura.

Para além disso, depois do descanso o nosso corpo fica predisposto para aumentar a intensidade dos treinos, logo, também haverá maior dispêndio energético nestes momentos.

  • Treino de Corrida

A corrida é um treino de cardio bastante específico que, apesar de básico, exige alguns cuidados.

Se estás a começar, corre apenas 3 dias por semana. Correr em demasia, demasiado cedo, pode levar a um stress muscular que vai propiciar lesões. Portanto, começa aos poucos e aproveita os dias de descanso para fazer treinos diferentes e que envolvam músculos menos ativos durante a corrida.

Se estás a treinar para uma maratona, o descanso ganha ainda mais importância. Nas últimas 3 semanas antes da prova deves descansar mais. Nestes casos o ideal é seguir a orientação de especialistas para te ajudar a “construir” um plano de treino de acordo com os teus objetivos e metas. Se ainda não conheces os nossos planos de treino, clica aqui.

  • Aumento de massa muscular

Por norma este tipo de treino incorpora o descanso através da rotação do treino por grupo muscular. Ou seja, num dia o treino foca-se num grupo muscular, no dia seguinte foca-se noutro, e por aí fora. O ideal é que cada grupo muscular descanse pelo menos 1 ou 2 dias para que possa reparar-se e recuperar-se, como explicado no início deste artigo.

Uma das formas de garantir o descanso é definir dias para cada parte do corpo. Por exemplo, à 2ª feira treinar pernas, à 3ª feira treinar peito, e por aí fora.

Quando falar com um profissional?

Se estás a começar ou não treinas há algum tempo, deves falar primeiro com um profissional. A equipa GetFit desenhou um plano de treino específico para quem está numa fase inicial que vai ajudar-te a conheceres-te melhor, e a treinar corretamente.

Mas também é importante ter orientações de um profissional se queres mudar a tua rotina de treino ou experimentar uma atividade nova, como o aumento muscular ou treinar para uma maratona.

Um profissional pode determinar qual o melhor treino para o teu nível de condição física, de acordo com os teus objetivos e com as tuas preferências. Ele vai planear tudo desde a intensidade do treino, duração e descansos, para que consigas obter os resultados dentro do timing proposto.

Se precisares de ajuda, conta com a equipa GetFit.

 

 

 

 

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.