Material de treino (barato) que deves ter em casa

Ficar em forma não tem de ser dispendioso. E se a situação atual nos tem ensinado algo, é que treinar em casa pode ser a solução ideal para atingir objetivos de forma mais económica e igualmente – se não for mais – eficaz.
Mas é claro que quanto mais material tiveres em casa, mais diversificados podem ser os teus treinos e mais efetivos serão os resultados.

Aqui estão algumas sugestões de material de treino que podes ir comprando gradualmente sem que a tua carteira sofra em demasia.

1 - Corda de saltar

Esta pode ser a tua melhor parceira de treino. As cordas são baratas, pequenas e portáteis e permitem fazer treinos fácies ou extremamente desafiantes, dependendo do teu nível de aptidão e dos teus objetivos. Para além disso, é fácil de aprender, basta tentar algumas vezes e apanha-se o jeito.

2 - Halteres

Os halteres (pesos) são relativamente baratos e permitem aumentar bastante a variedade de exercícios que podes fazer. O ideal será teres um ou vários conjuntos de 5kg ou menos, e outro(s) com mais peso. Esta diferença tem dois objetivos: treinar todo o corpo; e aumentar gradualmente a dificuldade dos exercícios.

3 - Sapatos de corrida

Correr é um ótimo treino, e deve fazer parte da tua rotina. Principalmente porque é um movimento básico que o nosso corpo deve saber fazer. E se há algo mesmo importante quando se corre - não, não é o relógio ou os fones - são os ténis. Procura um sapato de corrida adequado ao teu tipo de pé e estilo de corrida.

4 - Kettlebells

Os kettlebells podem ser comparados aos halteres uma vez que são uma opção de carga adicional, mas, devido à sua pega específica, ativam um perfil muscular ligeiramente diferente e vale a pena ter mais esta opção me casa. Existem kettlebells de vários pesos, tamanhos e até formas.

5 - Bandas elásticas e elásticos de resistência

As bandas (por norma mais curtas e achatadas) e elásticos (mais compridos e volumosos) são fáceis de utilizar, versáteis, e permitem trabalhar todos os músculos do corpo de uma maneira completamente diferente dos pesos uma vez que a elasticidade “obriga” o músculo a estar em tensão constante.

6 - Caneleiras de carga e colete de carga
O peso adicional que as caneleiras e os coletes providenciam permitem aumentar a resistência durante a execução de exercícios. Ou seja, executando um mesmo exercício com a mesma forma e velocidade, conseguirás melhores resultados por teres dificultado a sua execução. Ou então, simplesmente, usa o colete e as caneleiras em atividades do dia-a-dia como subir escadas ou durante uma caminhada. À medida que vais usando o corpo vai-se habituando: nesse momento sabes que estás mais forte.

7 - TRX – treino em suspensão

O TRX veio inovar o treino em casa uma vez que permite que uses o peso do teu corpo para fazer inúmeros exercícios mais ou menos complexos, direcionados a todos os principais grupos musculares. E basicamente utilizas a gravidade para ajustar a dificuldade de cada exercício.

8 - Tapete de treino ou tapete de ioga

Os tapetes de ioga são importantes para proporcionar amortecimento e tração. Mesmo que o teu objetivo não seja a prática de ioga em casa, um destes colchões vai dar-te muito jeito quando tens de colocar os joelhos no chão, ou quando estás deitado de costas.

Notas finais GetFit

Se estás sem vontade de investir nestes equipamentos, não há problema: é possível fazer bons treinos e atingir objetivos apenas com o peso do corpo e sem material. Mas existe um princípio que se mantém – tens de treinar forte se queres que o teu corpo responda e se modifique!

Como conseguir melhores resultados

Ter material de treino ou ter muita vontade pode não ser suficiente para atingir objetivos. Por vezes é necessária orientação. É necessário saber como e quando utilizar cada equipamento, e é necessário um compromisso maior para te ajudar a não faltar ao treino. Os planos de Treino GetFit são desenhados a pensar em ti e nas tuas necessidades. Ajustamos os exercícios ao teu material, aos teus horários e ao teu local de treino.  

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.