Motivação quando mais precisamos

A motivação tem um papel fundamental no treino e na persecução de objetivos. Dá propósito e orientação ao nosso comportamento, e dá-nos aquele “empurrão” interno que necessitamos para ultrapassar as desculpas, e começar.

Mas por vezes, infelizmente, a motivação não é suficientemente forte quando mais precisamos.

A origem da motivação

Para os atletas, a motivação para treinar pode vir do desejo de competir e de vencer. Para outros praticantes do exercício, pode ser o desejo de ser mais saudável ou de viver mais tempo para desfrutar dos netos. Para muitas pessoas são razões estéticas que geram a motivação.

Muitos de nós acreditam que se esperarmos o tempo suficiente, a motivação surgirá: um dia, acordamos e finalmente queremos começar a treinar. A realidade é que a motivação é algo que nós devemos e necessitamos de criar para nós mesmos. É algo que tem de partir de nós, que não se gera automaticamente, e que necessita de ser trabalhado constantemente para continuar a dar-nos o tal empurrão-extra sempre que necessitamos.

Coloca em prática os princípios que se seguem para criares a tua própria motivação e será mais fácil manteres-te a treinar. Depois, quando vires os resultados do teu esforço, a motivação passará a ser algo natural.

Objetivos

O primeiro passo é termos um objetivo - algo que queremos realmente. Pode ser aliviar o stress diário, aumentar a mobilidade, reduzir as dores do corpo, preparar o nascimento de um filho, perder peso, ou qualquer outra coisa que te dê um motivo para começar a treinar. E podes ter vários.

Disciplina

Cria rotinas para desenvolveres a disciplina que é necessária para conseguires manter essas rotinas. Se conseguires, planifica o teu dia e inclui um horário para treinares. E sê disciplinado, mantém-te fiel a esse compromisso, não falhes ao planeado. Vai chegar o dia em que entras em “piloto automático” e o exercício será parte do teu dia-a-dia sem esforços-extra.

Dica Extra:
Assim que decides que vais começar a treinar, faz com que não surjam desculpas ou contratempos que te impeçam de treinar. Para isso, prepara tudo com antecedência - a roupa de treino, os ténis, os snacks para antes e/ou depois do treino, e planeia também o teu treino. 

Flexibilidade

As rotinas são importantes, mas por vezes também nos podem limitar. E é muito frequente haver desistências porque não se conseguem manter as rotinas. Portanto a flexibilidade surge aqui como elemento que permite alternativas quando, por algum motivo excepcional, não conseguimos cumprir a rotina.
Por exemplo, se planeias treinar 4 vezes por semana mas num dos dias te esqueces dos ténis e, por azar, no dia seguinte surge uma reunião de última hora que também não te permite treinar, não desesperes. Sê flexível. Não é uma falha de tempos a tempos que vai impedir-te de atingir os objetivos, por isso, volta à rotina, sem stress!

Dica Extra:
Tem um plano B para quando te esqueces do equipamento ou dos ténis. Nesse dia, dá uma caminhada mesmo que a roupa ou o calçado não sejam os mais apropriados, ou faz um treino mais curto assim que regressas a casa.

Compromisso

Viver uma vida saudável não é uma decisão que tomaste um dia, e pronto. É um compromisso que deves manter diariamente. Portanto é importante que recordes os teus objetivos e os reavalies para te manteres no caminho certo.

Diversão

Por vezes o treino deixa de ser um momento de diversão, e passa a ser mais uma obrigação diária. Este é um ciclo normal em quem treina regularmente, e a melhor forma de o ultrapassar é experimentando algo novo. Mesmo que seja temporário, vais voltar a sentir o entusiasmo de antes, vais conhecer gente nova, vais acrescentar algo na tua vida que o teu corpo e a tua mente agradecem!

Nota final

O que te motiva hoje pode não ser o que te motiva amanhã ou daqui a alguns meses. Por isso, é importante recordares o teu objetivo e ires eliminando as desculpas que te fazem descarrilar.
Mas acima de tudo, lembra-te que é a prática e a regularidade que te vão manter motivada ao longo do tempo.

Se mesmo assim não consegues começar ou tens dificuldade em manter o ritmo de treino que gostavas, está na hora de procurar alguma ajuda externa.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.