Alimentação Saudável

Tu também terminas um belo almoço a pensar “Mas porque é que comi isto?”.
Ou “É agora que vou começar a comer de forma saudável!”.
Se sim, já estás 1 passo à frente da maioria das pessoas. Estás consciente que deves mudar qualquer coisa, e isso é um ótimo 1º passo.

Aliás, tenho a certeza que sabes muitos dos erros que cometes, e este texto é mesmo para ti. Simples e direto. Coisas mais complicadas falaremos depois.

Antes de avançar, vamos definir o que é uma alimentação saudável.
Basicamente, assenta em dois conceitos base: Variedade e Equilíbrio. Que na verdade são os pilares da nossa saúde.

Para ser variada, deve incluir todos os macronutrientes existentes (Hidratos de Carbono, Proteínas e Lípidos) e, para ser equilibrada, deve ter em consideração as quantidades ingeridas de cada um deles de acordo com as tuas necessidades e os teus objetivos.

E, para desmistificar >> Não, não tens de comer sempre o mesmo, nem fazer apenas refeições sem sabor. Lembra-te: variedade e equilíbrio.

Agora, vamos às dicas que te ajudarão a ser mais saudável de forma simples, sem custos acrescidos, e sem grandes mudanças que depois não consegues manter.

1 – Planeia as tuas refeições

O planeamento é a “chave” para o sucesso. Planeia as tuas refeições para evitar que tenhas de recorrer a pré-cozinhados, fast-food, ou improvisar refeições.

Faz uma ementa semanal e faz as compras da semana com base nesta ementa.

Se precisares de ajuda, vê aqui os planos de Nutrição Get Fit. onde preparamos a tua ementa semanal, de acordo com o teu corpo, as tuas necessidades e os teus objetivos.

2 – Bebe água. Muita água.

A água é o elemento-chave da nossa alimentação. É essencial em todos os nossos processos internos e por isso não pode, nunca, ser esquecida.

A quantidade de água que deves beber varia de pessoa para pessoa porque existem múltiplos fatores a considerar, mas como falámos em “mudanças simples”, a mudança é apenas esta:

- bebe 1 copo de água antes de cada refeição. Até mesmo antes do pequeno-almoço.

- dica extra: substitui as bebidas alcoólicas das refeições por água

3 – Toma um pequeno-almoço ligeiro

Se fores como eu, acordas com tanta fome que parece que estiveste 3 dias sem comer. Mas como é pouco provável que tenhas mesmo estado tanto tempo sem comer, podes começar o teu dia com um pequeno almoço mais reduzido.

Se bebes um cafe com leite e comes uma sandes, começa por reduzir na sandes e come apenas meia.

Eu sei que não é fácil reduzir. O teu corpo está habituado a uma certa quantidade e por isso vai “pedir mais”. Mas tu vais resistir e ele vai habituar-se a esta pequena alteração.

4 – Come várias vezes ao dia

Esta regra é muito importante para que a anterior tenha sucesso. Comer várias vezes ao dia impede a sensação de fome e diminui a probabilidade de fazeres “disparates”. Faz pelo menos cinco refeições mas não as aproveites para comer muito em todas. Faz várias, mas pequenas.

Não te esqueças que o teu corpo é um “animal de hábitos” e se está habituado a comer mais, vai estranhar esta mudança na quantidade, mas com o tempo habitua-se.

5 – Corta no Açúcar e no Sal

É uma mudança tão fácil de perceber que só vou dar algumas sugestões. Agradeces no fim!

- meter só meio pacote de açúcar no café. Ou não meter, seria perfeito! Sim, vais estranhar, mas depois de algum tempo vais ver que o café vai saber melhor e depois nem vais conseguir beber café com açúcar!

- não comer bolachinhas durante o dia. Só podes comer 1 bolacha se prometeres a ti mesmo que te controlas sem comer a segunda.

- acabaram-se os bolinhos de pastelaria. Nem 1!

- se metes 2 pitadas de sal na salada, 3 na sopa, e 4 pitadas de sal na carne, então vais começar a meter só 1 pitada de Sal em tudo. E usa ervas para compensar, se for necessário. Mas Sal, só 1 pitada!

- não voltar a comer salgadinhos no café.

E pronto, se conseguires incluir estas mudanças na tua vida, estás no bom caminho. Garanto-te que vais ver resultados, tanto no teu corpo como no teu bem-estar diário e disposição.

Não te esqueças que o estilo de vida saudável assenta em três pilares básicos – alimentação, treino e descanso.

E se tiveres alguma sugestão ou dúvida em relação a este texto, envia-nos um email para info@getfitptonline.com. Ficamos à tua espera.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.