Perda de Peso – quando vou notar a diferença?

Estou em processo de perda de peso, quando vou notar a diferença? Esta é uma pergunta normal de quem pretende perder peso e a resposta não podia ser outra: depende e varia de pessoa para pessoa. Muitos fatores, como o volume inicial ou o plano alimentar, podem fazer uma grande diferença. Mas, de uma forma geral, poderás ver resultados logo na primeira ou segunda semana.

De seguida vamos explicar-te melhor os fatores que podem ter maior influência sobre a demora dos resultados.

  • IMC inicial

O IMC (índice de massa corporal que é calculado tendo em conta o teu peso e a tua altura) afetará a rapidez com que percebes os resultados. De uma forma geral, quanto maior for o teu IMC maior a probabilidade de teres mais peso para perder, logo é normal que notes diferença no peso mais rapidamente.

  • Tipologia da Dieta

Alguns planos de dieta são projetados para incluir uma fase inicial que resulta em perda acelerada de peso. Estes programas alimentares baseiam-se na restrição alimentar intensa e podes perder vários quilos por semana, logo nas primeiras semanas. Nestes casos, logicamente, a perda de peso é notória logo no início do processo.
A nossa filosofia de dieta para perda de peso é totalmente diferente – acreditamos numa alteração alimentar gradual, onde os resultados serão mais lentos mas duradouros e onde fomentamos a reeducação alimentar. O nosso objetivo é que todo este processo de aprendizagem alimentar seja interiorizado para que sejas autónomo ao fim de alguns meses. Os Plano de Nutrição para Perda de Peso da equipa GetFit são ajustados às tuas necessidades, objetivos e características para que consigas os melhores resultados sem necessidade de dietas extremas ou sem sabor.

  • Consumo de hidratos de carbono

A restrição de hidratos de carbono pode levar à rápida perda de água, reduzindo o teu volume. Ou seja, o teu corpo precisa de água para armazenar os hidratos de carbono e quando reduzes substancialmente a quantidade que consomes, o teu organismo percebe que não é necessário reservar tanta água, e liberta-a.
Este processo de libertar a água em excesso vai ajudar-te a sentir e a parecer mais magra, mesmo que a quantidade de gordura corporal não tenha mudado.
Para algumas pessoas, a perda de peso da água pode significar vestir roupa dois tamanhos abaixo!
Mas atenção: perder o peso da água é diferente de perder gordura.

  • Frequência de Pesagem

É mais provável que vejas mudanças significativas no teu peso se te pesares com menor frequência. Neste caso a diferença é mais psicológica uma vez que a perda de peso não sofrerá qualquer alteração por o verificares 1 vez por semana ou 7 vezes por semana – no fim da semana terás perdido exatamente o mesmo peso!

  • Método de Análise

Existem inúmeros motivos e objetivos para quem pretende perder peso. Algumas pessoas querem vestir um tamanho de roupa abaixo. Outras só querem que o seu peso baixe. Existem ainda aquelas que querem ver mudanças numa determinada parte do corpo, como ter coxas mais finas ou uma barriga mais lisa. E claro, há ainda quem queira simplesmente ser mais saudável. E etc. Mas, resumindo, todos queremos ser mais felizes dentro do nosso corpo.
Seja qual for o teu objetivo, existem alguns truques que te vão ajudar a notar mais depressa a tua perda de peso:

- primeiro, deves ter uma rotina de pesagem. Pesa-te sempre à mesma hora. O ideal será ao acordar e em jejum.

- utiliza uma balança digitaluma vez que estas detetam mais facilmente as pequenas mudanças no teu peso.

- utiliza roupa mais justa. A roupa larga não te vai ajudar a perceber que estás a perder peso e volume. Com roupa justa irás notar que ela começa a vestir de forma diferente rapidamente.

- mede o teu volume inicial em cada membro do teu corpo e repete esta rotina para notares as diferenças. Para além de te ajudar a ver as diferenças também vais também perceber onde tens mais tendência para acumular gordura e assim podes, depois, atuar nas zonas específicas.

  • Rotina de exercício

É mais provável que vejas mudanças no teu corpo se incluíres um programa de exercício na tua rotina. Um bom programa de treinos pode mudar a forma do seu corpo.
Mas lembra-te também que um programa de treino para perda de peso irá aumentar a tua massa muscular e esse aumento vai resultar em ganho de peso na balança, mesmo quando perdes gordura corporal – e é por isso que nem tudo na perda de peso se deve resumir a um número na balança.

  • Nota final

Espera resultados de perda de peso em algumas semanas de dieta e exercício, mas lembra-te que cada corpo é um corpo e, portanto, deves ser tolerante e paciente contigo mesma.
Se estiveres bem acompanhada na dieta e no treino os profissionais saberão adaptar-se às tuas necessidades e os resultados vão surgir.

 

 

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.