Vantagens e Desvantagens do Treino Online

O treino online é um serviço relativamente recente e ainda desconhecido por muitas pessoas, mas cada vez mais na moda e com mais pessoas a fidelizarem-se a este método.

Resumidamente, quando se fala de treino online, está a falar-se de ter um plano de treino que foi prescrito por alguém remotamente. Ou seja, o “treinador” definiu os exercícios, duração, intensidade, dias de treino, etc., mas não está ao teu lado a garantir que o cumpres religiosamente.

Mas se quiseres saber mais sobre “O que é o Treino Online”, podes ver o nosso blog anterior aqui onde falamos sobre isso e sobre as inúmeras possibilidades de treino e diferentes metodologias existentes.

Para te ajudar a perceber melhor se o treino online é para ti, decidimos fazer um resumo das principais vantagens e desvantagens deste tipo de treino cada vez mais comum.

Vantagens – principalmente associadas às vantagens do digital/online 

1 – A primeira grande vantagem é o Preço. No treino online o preço é bastante inferior ao Treino Personalizado (PT) convencional. Para quem considera que o custo de treinar com Personal Trainer é impeditivo, esta poderá ser uma opção a ter em conta. No GetFit tens planos de 4 semanas desde 40€.

2 – A Flexibilidade é o 2º fator diferenciador para quem treina online. A possibilidade de treinares onde quiseres, e às horas que quiseres são outro fator a favor do treino online. Não é necessário agendar nada com ninguém, estar limitado à disponibilidade do PT, teres que te deslocar ao ginásio, etc. Com o treino online é mais fácil gerires o teu tempo e enquadrares os treinos no teu dia-a-dia.

3 – A Tecnologia ao teu serviço. Atualmente, o treino online aproveita todos os recursos que a tecnologia permite. A gestão do teu plano, o registo da tua evolução e até o learning são feitos através de smartphones e apps dedicadas, que permitem que o teu treinador saiba exatamente se estás a cumprir o plano, como está a correr, e se estás em linha com os objetivos traçados. Tudo isto de acesso rápido e conectado em tempo real para que tu e o treinador estejam sincronizados.

4 – Globalização e Integração. Outra das vantagens (e dos objetivos) do treino online tem a ver com o acesso global. Ou seja, o treino, que é tão importante incluir nas nossas vidas e na nossa rotina, passa a estar mais disponível para todos. Para quem não tem acesso ao ginásio, para quem não tem possibilidades económicas ou físicas para ir ao ginásio, para quem mora longe, para quem foi de férias e não consegue ir às suas aulas de grupo favoritas, etc. O treino online é também para estas pessoas, permitindo um acesso global à atividade física.

5 – Para terminar, é também importante referir que esta modalidade de treino tem também a vantagem de permitir alterar o serviço rapidamente, sem custos adicionais ou chatices/burocracias. Vamos chamar-lhe Stress-Free! Enquanto num ginásio ou com um PT é complicado – por diversas razões – cancelar ou alterar o serviço simplesmente porque queremos experimentar algo diferente, no treino online é fácil. Quando termina o plano de treinos, procuras alternativas e mudas.

Desvantagens - principalmente associadas à falta de relação direta com o treinador

1 - O facto de não teres uma pessoa ao teu lado a supervisionar o treino e a corrigir a tua a postura durante a execução dos exercícios, poderá fazer com que estejas a executar algo incorretamente. Esta situação pode gerar desconforto, dores, ou até lesões que não são expectáveis quando existe acompanhamento por parte de um PT.

2 - Para quem a motivação é um problema, a ausência de um profissional pode ser fatal. Quando se treina com PT, a motivação começa com o compromisso com essa pessoa. Existe uma sessão/treino marcado e esse agendamento aumenta a taxa de compromisso de quem treina. E depois, claro, existe a motivação durante o treino onde o treinador nos ajuda psicologicamente, fazendo-nos ir mais longe, fazer mais uma repetição, aumentar a nossa taxa de esforço. E isso traduz-se em resultados extra.

3 – Ter um treinador pessoal é, muitas vezes, ter uma pessoa em quem se confia, com quem se fala e se confidencia. É frequente o PT ser também um bom ouvinte e há pessoas que precisam tanto dessa componente psicológica e emocional como da componente de treino.

Nota: na GetFit também temos programas de treino acompanhado, tanto online (via zoom, skype, ou outro serviço similar) como presencial (apenas em Lisboa). Se preferes este tipo de treino vê as nossas soluções de acompanhamento.

Agora que já conheces as vantagens e desvantagens do serviço de Treino Online, a nossa sugestão é que experimentes. Esta é a melhor forma de perceberes se este formato de treino é indicado para ti.

Em género de conclusão (ou recomendação) é essencial que te assegures que estás a abraçar um plano desenvolvido por profissionais da área, e que os teus objetivos e limitações são utilizados como base do teu plano.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.