Em que consiste a Clínica Z-Health?

A Clínica Z-Health é um programa de treino e reabilitação que utiliza o método Z-Health® para capacitar e potenciar o sistema nervoso.
Trata-se de uma metodologia de base tecnológica e científica criada pelo Dr. Eric Cobb, cuja principal vantagem é a rapidez com que o corpo reage aos estímulos produzidos, permitindo uma rápida diminuição da dor, maior mobilidade, e melhoria substancial da performance atlética. Este sistema de treino com base no movimento está a mudar a forma como as pessoas se movimentam, e se sentem, um pouco por todo o Mundo.
O Z-Health foca-se no sistema nervoso - a rede de alta velocidade que controla os músculos, o coração e os pulmões. Ao optimizar o sistema nervoso, todos nós temos o potencial para funcionar melhor e ter melhores desempenhos, independentemente da idade ou capacidade atlética!
Porque é que o Z-Health se foca no sistema nervoso?
O sistema nervoso é fundamental para o correto funcionamento do nosso corpo:
- é este sistema que faz a comunicação com o cérebro
- tem uma elevada capacidade de aprendizagem e adaptação, independentemente da idade
- é o sistema mais rápido do corpo. Os nervos comunicam à velocidade da luz e isso significa que a velocidade de aprendizagem é quase instantânea.
Portanto, se queremos fazer mudanças rápidas na dor, amplitude de movimento, força, coordenação, velocidade e agilidade, o caminho mais rápido é treinar ou re-educar o sistema nervoso.
Como é que o Z-Health consegue melhorar o sistema nervoso?
O sistema nervoso é muito complexo, mas a sua essência é o movimento e o padrão/qualidade do nosso movimento. Assim, e com exercícios específicos de amplitude articular - drills de mobilidade articular - conseguimos tornar o sistema nervoso mais inteligente em relação aos movimentos e conseguimos torná-lo mais exato. Isso traduz-se numa pessoa mais coordenada, mais rápida, mais precisa, mais suave. E, com a continuidade destes exercícios, estas características tão minimalistas vão fazer toda a diferença na qualidade do movimento e do dia-a-dia de quem pratica este método.
Porque é que se foca nas articulações e não nos músculos?
O que temos aprendido nos últimos anos, muito graças à evolução da neurociência, é que os movimentos articulares específicos são uma das melhores ferramentas para comunicar com o sistema nervoso. E a razão para que isso aconteça é a elevada concentração de terminações nervosas que envolvem as articulações e que fornecem feedback diretamente ao sistema nervoso. 
Esse feedback informa o nosso corpo sobre a nossa localização no espaço, sobre a velocidade com que nos movemos e quais os movimentos mais seguros a realizar.
Quando treinamos e “despertamos” estas terminações nervosas através dos drills, estamos a ajudar o corpo a sair da dor e a aprender a concretizar todo o seu potencial genético.
Que tipo de exercícios se fazem na Clínica Z-Health?
Há quem diga que os exercícios são uma mistura de yoga com artes marciais, com dança, com alongamentos, com massagem, com terapia ocular, etc. E na realidade tudo isso é verdade porque o nosso corpo pode mover-se de mil maneiras diferentes. Mas o que torna o Z-Health eficaz é que o nosso foco não é no exercício em si, mas antes como o exercício é executado - a sua especificidade e personalização.
E, ao adicionarmos a componente neurológica ao processo, tornamos os exercícios extremamente eficazes e de impacto imediato.
GetFit - Equipa Certificada
Z-Health® Certified Practitioner
Z-Health® Movement Reeducation Specialist
Z-Health® Movement Integration Specialist
A equipa GetFit tem apostado na formação contínua, sendo os programas Z-Health® um pilar desta aprendizagem. O método tem-se revelado altamente eficaz, inspirador, desafiante e prestigiante.

Se tiveres dúvidas ou quiseres esclarecimento fala connosco.

Deixa um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem publicado.